Pampulha adota equipamento que amplia precisão da aterrisagem

Da Redação – 15.03.2018 –

Instalado pela Infraero, dispositivo auxilia pilotos por meio de canhões de luz durante o dia e noite

Precision Approach Path Indicator foi ativado na pista 31 do Aeroporto da Pampulha e já está operacional, segundo a Infraero

Um novo equipamento acaba de ser ativado no Aeroporto de Pampulha para ampliar a precisão das operações. Trata-se do Papi, sigla para Precision Approach Path Indicator. Na tradução livre seria algo como indicador preciso de caminho de aproximação. Operacionalmente, o novo instrumento é um sistema de auxilio luminoso, constituído por canhões de luz com focos calibrados. O aparelho informa os pilotos sobre a altitude em que se encontra o avião durante o procedimento de aproximação. Como?

Vamos lã: “o funcionamento se dá a partir de sistemas ópticos de luzes, visíveis 8 quilômetros durante o dia e até 32 quilômetros à noite, que alternam entre as cores branca e vermelha para realizar a comunicação”, explica a Infraero.

“As luzes auxiliam o piloto durante a aproximação para o pouso, considerando uma descida ideal. É possível, então, que ele identifique se está acima ou abaixo desta trajetória ideal a partir da interpretação da sequência de cores das luzes”, esclarece o coordenador de Segurança Operacional da Pampulha, Gerson Evangelista da Silva.

A instalação do Papi – está na cabeceira 31 – foi realizada em conjunto com a Infraero, militares do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) e do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME/RJ). As primeiras ações foram as vistorias e marcações dos pontos de referência do aeroporto, seguidas pelos serviços de topografia.