Nuvem e IA destacam-se na área de segurança

Da Redação – 15.05.2018 –

Empresa de Joinville agrega inteligência artificial em sistemas de câmera e aposta definitivamente na nuvem como substituta dos gravadores DVR

A catarinense Camerite aposta em sua plataforma para avançar no mercado de segurança. A tecnologia usa inteligência artificial (IA) para identificar placas de veículos e detectar atitudes suspeitas a partir de imagens armazenadas na nuvem. Os DVRs, gravadores digitais que centralizavam as imagens perderam espaço. Outra tendência incentivada pela companhia é a segurança colaborativa por meio de câmeras.

O software de monitoramento e gravação de imagens adota a IA para interligar dados de imagens a bancos de dados. Com ele, é possível cruzar informações para identificação de pessoas, veículos, objetos e detecção de movimentos e situações, em tempo real.

Outra frente da empresa são os aplicativos para Android e iOS que auxiliam no monitoramento das gravações e garantem a interação entre os parceiros e seus clientes. ” Nós simplificamos o monitoramento por vídeo”, ressalta Cristian Aquino, CEO da empresa.

O software da Camerite estimula ainda a vizinhança colaborativa. Funciona assim: uma câmera é instalada a cada quatro casas e os vizinhos conseguem compartilhar essas imagens, assim, todas as residências ficam dentro da área de cobertura. A plataforma permite que os usuários acessem uma linha do tempo, façam o download das imagens que procuram e compartilhem o link.

A colaboração pode ser ainda maior. Em São Paulo, o projeto City Câmeras permite que a população disponibilize para a prefeitura e Polícia Militar imagens particulares espalhadas pelas fachadas das casas e comércios da cidade. De acordo com a prefeitura, a rede de monitoramento criada pelos habitantes já ajudou a cidade a economizar  R$3,6 milhões por ano.