Bateria de carro que energiza residências ganha prêmio

Da Redação – 19.06.2018 –

Tecnologia da japonesa Nissan foi escolhida pelo Financial Times e pelo IFC, do Banco Mundial

Duas iniciativas inovadoras desenvolvidas pela montadora oriental acabam de ser premiadas pelo famoso jornal inglês e pelo braço de investimentos do Banco Mundial, o IFC. São elas: o sistema Vehicle-to-Grid e os programas de reutilização de bateria. Ambos receberam o prêmio FT/IFC Transformational Business Awards na categoria de Excelência em Soluções Climáticas.

O sistema da Nissan Vehicle-to-Grid permite que a carga das baterias dos carros elétricos como o Nissan LEAF seja utilizada para fornecer energia elétrica para residências. “Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia”, de acordo com a fabricante.

Já os sistemas de ‘segunda vida’ utilizam baterias retiradas do Nissan LEAF e dos veículos elétricos e-NV200. As baterias são transformadas em unidades de armazenamento de energia para casas e outros edifícios.

O trabalho da empresa para desenvolver carros elétricos e serviços de tecnologia energéticos é parte do Nissan Intelligent Mobility, visão para mudar como os carros são dirigidos, alimentados e integrados na sociedade. “Esse reconhecimento valida os esforços contínuos da Nissan para integrar a tecnologia dos carros elétricos com a sociedade”, diz Daniele Schillaci, vice-presidente executivo da Nissan.