Itaipu apoia projeto de microgrid no Paraná

Da Redação – 10.07.2018 –

Projeto piloto testa conceito de empreendimento que funciona como backup de energia no Oeste do estado

A usina de Itaipu Binacional apoia o projeto de criação da primeira microgrid no Oeste do Paraná. O objetivo do projeto é aproveitar a energia de fontes renováveis e estabelecer uma infraestrutura que sirva como reserva e possa ser acionada no caso de falha da distribuidora local de energia, a Copel. As pequenas redes funcionariam de forma isolada.

Para avançar no empreendimento, a geradora vai criar um projeto piloto em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), e com a consultoria da Assessoria de Energias Renováveis (ER.GB). O sistema será instalado inicialmente na Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu, que já dispõe de uma planta de geração distribuída a partir do biogás. A matéria-prima são os dejetos da produção de suínos.

A unidade geradora da granja tem 80 quilowatts e pretende atender a uma rede formada por aproximadamente 15 propriedades rurais vizinhas. O prazo para a execução do projeto será de 18 meses, com investimento de R$ 3 milhões.