GE apresenta sua maior turbina eólica terrestre no Brasil

Da Redação – 14.08.2018 –

Pela divisão Renewable Energy, a GE apresentou na semana passada a maior turbina eólica terrestre disponível no Brasil. Com rotor de 158 metros, o modelo 4.8-158 pode ser equipado com torres de até 240 metros, e tem à sua disposição pás de carbono, com 77 metros de comprimento. O equipamento é o primeiro da marca no espaço de 4 MW.

De acordo com a GE, a combinação de torre alta, pás largas (essas seriam as maiores produzidas pela companhia) e o rotor de 158 metros permite que a turbina aproveite as velocidades mais altas do vento e produza mais energia.

Ainda segundo a fabricante, a 4.8-158 utiliza o melhor das plataformas de 2MW e 3MW da GE, incluindo o sistema elétrico comprovado DFIG (gerador de indução duplamente alimentado) e a arquitetura de transmissão. O cabeçote da máquina recém-projetado reduz as necessidades de um guindaste maior, ao mesmo tempo em que facilita os reparos na torre e a solução de problemas com seu sistema elétrico.

“A 4.8-158 é um passo importante em tecnologia e eficiência de turbinas. Ela é adequada para uma diversidade de velocidade de ventos, assim como para leilões vistos no Brasil e em outros países do mundo “, explica Vikas Anand, líder da GE Onshore Wind Business para Américas.