Sonda fortalece posição em smart energy

Da Redação – 22.11.2018 –

Empresa apresenta portfólio, que inclui inteligência artificial e Internet das Coisas, entre outros, em evento que vai até amanhã em Fortaleza

A Sonda, empresa focada em soluções de tecnologia, escolheu a capital do Ceará para reforçar seu posicionamento em smart grid. A companhia participa do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) que acontece em Fortaleza até essa sexta (23). No evento, a empresa foca na combinação de inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), chatbot (comunicação usando robôs) e plataformas de gerenciamento de risco e ativos.

A suíte de produtos e serviços inclui a automatização do contato com os clientes de distribuidoras de energia e novidades em redes inteligentes, segundo a Sonda e uma das novidades é o Utilities Chatbot. O recurso usa inteligência artificial para agilizar os atendimentos de baixa complexidade e de alto volume de repetição. Como resultado, as distribuidoras conseguem atenuar custos recorrentes com treinamentos, além de diminuir as filas de espera no atendimento.

Chatbot deve dominar comunicação com consumidores em dois anos 

“Até 2020, a nossa expectativa é de que 85% das interações entre empresas e consumidores serão conduzidas por chatbot. Esse movimento do mercado demanda soluções que fazem cada vez mais uso da inteligência artificial”, explica Rivaldo Ferreira, diretor de Utilities para a América Latina.

Outra solução da Sonda no congresso tem como foco o smart grid. Trata-se de uma plataforma que suporta o apoio ao restabelecimento do serviço de energia, que se torna mais rápido devido à possibilidade de acompanhamento em tempo real. A automatização da detecção de problemas na rede também propicia a diminuição do índice de fraude.

Ainda na linha de gerenciamento de redes, a Sonda anuncia uma solução de gestão de ativos, que oferece a administração do ciclo de vida dos ativos das distribuidoras de energia. Com ela é possível identificar o risco e a integridade dos ativos, ajudando as distribuidoras a monitorar e planejar intervenções na rede para reparar, renovar ou substituir seus ativos, além de obter uma gestão voltada à segurança e ao meio ambiente.