Oi contrata Nokia para transformação de sua rede

Da Redação – 06.12.2018 –

Parceria foca na demanda futura de banda larga fixa e móvel no Brasil, com expansão da infraestrutura óptica e unificação de 2G, 3G e 4G, antecipando a chegada de 4,5G e 5G

A Oi acaba de contratar a Nokia para uma parceria tecnológica de longo prazo que faz parte da reestruturação operacional prevista em seu plano de recuperação judicial. O contrato mira na expansão da rede de fibra óptica e no aumento da cobertura de dados móveis. Segundo a Nokia, com a expansão da cobertura de fibra óptica residencial e banda larga móvel, o projeto deixa a rede da companhia preparada para a chegada do 5G, quando esta tecnologia estiver disponível no Brasil.

Com a parceria, um novo modelo de negócio foi adotado para a implantação da fibra óptica até a casa do cliente (Fiber To The Home – FTTH), possibilitando à Oi ampliar e acelerar a oferta dos serviços Oi Fibra e Oi TV. Além de dar sustentação ao projeto estruturante, a negociação com os fornecedores poderá contribuir para maior eficiência operacional a partir da consolidação de fornecedores por tecnologia e/ou por região na área de atuação da Oi.

“Com mais essa parceria tecnológica de longo prazo, nós esperamos consolidar nossa rede de fornecedores e nos beneficiar de maior eficiência operacional conforme prosseguimos com nosso processo de reestruturação”, resume o presidente da Oi, Eurico Teles. Na avaliação de Osvaldo Di Campli, presidente de Nokia para América Latina, o portfólio da fabricante finlandesa permite a oferta de “novos recursos em serviços fixos e móveis, no caminho para o 5G”.

Expansão acontece no FTTH e também em novos serviços para cobertura interna no usuário 

Na prática, o contrato deve dar a Oi novos patamares de velocidade, capacidade e desempenho em sua rede e de expandir sua atuação no mercado de FTTH. Na fibra óptica residencial, a companhia espera chegar a 10 milhões de residências passadas com fibra (homes passed) até o final de 2021. A Nokia e a Oi também esperam evoluir a qualidade do serviço de banda larga residencial, pela adoção de novos modelos que melhorem os serviços “Oi Fibra” e “Oi TV”, assim como a própria experiência do cliente.

Essas soluções incluem Beacons Nokia WiFi, bem como a utilização de plataformas de gerência do ambiente WiFi da casa do usuário, melhorando a cobertura e performance do serviço de ultra banda larga. A solução deverá estar disponível aos clientes da Oi em diferentes pontos de venda pelo país, sob demanda, por meio de um contrato de revenda entre as empresas. Além disso, a Nokia, através de uma consultoria do Bell Labs, estará também dando suporte à Oi na avaliação de oportunidades e na transformação do seu negócio.