BH recebe primeira fábrica de células de baterias de lítio-enxofre do mundo

Redação – 12.02.2019 –

Tecnologia deve atender à indústria da aviação, da defesa e de veículos elétricos como ônibus e caminhões.

A Oxis Energy está recebendo 60 milhões de dólares do Grupo de investimento Codemge para construir a primeira fábrica de células de baterias de lítio-enxofre do mundo em Belo Horizonte (MG). A planta deve entrar em funcionamento a partir de 2022 e tem como meta produzir 2 milhões de células anualmente já na primeira fase de funcionamento.

Esse tipo de célula visa atender as demandas da aviação, da defesa e dos veículos elétricos, como ônibus, caminhões e comerciais leves.

“A decisão tomada pela Codemge de investir na OXIS para o desenvolvimento e construção da primeira fábrica de tecnologia de células de baterias de lítio-enxofre do mundo é de enorme importância para a adoção generalizada de veículos elétricos puros destinados ao consumo mundial”, diz Huw Hampson-Jones, CEO da OXIS Energy. Segundo ele, isso demonstra também a visão do governo estadual de Minas Gerais de afastar-se da dependência das capabilidades norte-americanas ou asiáticas de fabricação de células de baterias. “O Brasil emergirá como um importante fornecedor de baterias recarregáveis de lítio, explorando ao mesmo tempo as reservas minerais naturais de lítio existentes no estado de Minas Gerais”, salienta”

De acordo com Marco Antonio Castello Branco, CEO da Codemge, a colaboração com a OXIS Energy ilustra a diversificação da estrutura industrial de Minas Gerais. “Sua entrada neste setor de alta tecnologia expandirá as relações científicas e comerciais com o Reino Unido. A fábrica de células de lítio-enxofre representa uma integração estratégica downstream do envolvimento da Codemge na mineração de lítio e na produção de químicos”, diz.

Essa rodada de financiamento agrega-se ao investimento de 6,3 milhões de libras concluído em 2018 pela empresa brasileira de fundos de participação acionária Aerotec.