Vestas mantém liderança em aerogeradores, segundo Bloomberg

Redação – 19.02.2019 –

Fabricante entregou 22% dos equipamentos globais em 2018 contra 16% de 2017

A Vestas manteve sua liderança como fabricante de aerogeradores para usinas de energia eólica no ano passado. Segundo o relatório Global Wind Turbine Market Share, produzido e divulgado pela BloombergNEF, ela foi responsável pela entrega de 22% desse tipo de equipamento em nível global. O percentual mostra uma ampliação em relação aos 16% cravados em 2017. Em termos de capacidade as entregas do ano passado representam uma capacidade de geração de 10,1 GW.

Recentemente a Vestas tornou-se a primeira empresa a instalar 100 GW de turbinas eólicas globalmente, atingindo aproximadamente 10% de capacidade instalada de energia eólica e solar ao redor do mundo, cujo total representa 1 TW. No Brasil, a Vestas vem fazendo uma série de investimentos, alinhada com a situação favorável da indústria eólica no país.

Na prática, a empresa anunciou uma série de investimentos no país como a expansão de sua fábrica em Aquiraz, no Ceará, no segundo semestre de 2018. Com isso, a Vestas passou a produzir sua maior turbina onshore, a V150-4.2MW localmente. Os investimentos para a expansão chegaram a 23 milhões de euros. O aquecimento do mercado também acontece via parcerias com empresas do mercado de energia renovável, caso da Echoenergia e Casa dos Ventos.