Infinera lança novo conceito de rede óptica em telecom

Nelson Valêncio – 20.02.2019 –

Disruptiva, cognitiva, infinita estão entre os atributos listados pela companhia

A proposta da norte-americana Infinera é uma rede em que as operadoras de telecomunicações possam oferecer serviços de ativação de banda larga instantânea, entre outros serviços. E mais: recursos de machine learning para que os próprios equipamentos ativados na infraestrutura se alinhem e façam auto-ajustes. Uma rede nesses moldes, é claro, também se adapta às demandas de usuários e de aplicativos. Nas palavras da Infinera, uma arquitetura disruptiva de ponta a ponta (do núcleo à borda).

Chamada de rede infinita (The Infinite Network), ela foi “projetada para permitir que as operadoras dimensionem suas redes eficientemente para dar suporte ao crescimento contínuo da largura de banda e a novas aplicações intensivas de largura de banda e sensíveis à latência”. Nesse rol, a Infinera inclui serviços de 5G, DAA (arquiteturas de acesso distribuído), interconexão de centro de dados e serviços corporativos baseados em nuvem.

Como é tecnicamente o novo conceito de rede

Segundo a Infinera, sua rede infinita é composta pelo núcleo infinito (The Infinite Core), pela borda infinita (The Infinite Edge) e pela rede cognitiva (Cognitive Networking), fornecendo inteligência e automação de ponta a ponta a partir da borda até o núcleo. O primeiro dos três componentes aborda os desafios do operador em redes principais, incluindo o crescimento contínuo da largura de banda e fluxos de tráfego cada vez mais dinâmicos e imprevisíveis.

O núcleo infinito oferece ainda desempenho óptico líder desde da área metropolitana até a submarina, incluindo 600 gigabits por segundo (Gb/s) por transmissão de comprimento de onda, desempenho de alcance de capacidade recorde e capacidade definida por software sob demanda, exclusivamente flexível e escalável, com largura de banda instantânea.

Já s borda infinita (Infinite Edge) engloba a mudança disruptiva em arquiteturas de rede de borda impulsionada por novos serviços e aplicativos baseados em nuvem que se aproximam da borda da rede. O Infinite Edge é projetado para fornecer soluções abrangentes para arquiteturas de fibra profunda, incluindo 5G e DAA.

A Rede Cognitiva, por sua vez, atende às necessidades das operadoras de transformar seus modelos operacionais para aumentar a eficiência e a agilidade nos serviços. Hoje, a Infinera fornece às operadoras soluções de software básicas abrangentes, que oferecem suporte à automação e otimização de rede multicamadas e de vários fornecedores em The Infinite Core e The Infinite Edge, com o pacote de software Transcend da Infinera.