Metso entra no mercado de caminhões fora de estrada com caçamba híbrida

Redação – 17.04.2019 –

Multinacional finlandesa lança, mundialmente, caçamba híbrida com ligas de aço e borracha. No Brasil, a novidade é o novo modelo de britador MX3

A Metso, multinacional finlandesa focada em soluções para as áreas de  mineração e de controle de fluxo, acaba de entrar em um novo campo de atuação: a fabricação de caçamba para caminhões fora-de-estrada usados em operações minerais e em construção de projetos de infraestrutura. Até então, a companhia já vinha fornecendo revestimentos especiais para caçambas, mas não um produto completo, caso do Truck Body, que acaba de ser lançado na Bauma 2019, a feira mais importante do setor de equipamentos no mundo.

O revestimento de borracha usado na estrutura do Truck Body vem sendo fornecido pela Metso há várias décadas para uso como proteção de caçambas. O produto reduz a necessidade de manutenção e melhora o ambiente de trabalho dos motoristas de caminhão. Os benefícios comprovados incluem até seis vezes mais vida útil em comparação com o revestimento de aço tradicional, metade do ruído e 97% menos vibração.

Com o lançamento do Metso Truck Body, o conceito é elevado a outro nível, combinando a proteção contra desgaste e os benefícios do ambiente de trabalho da borracha com as capacidades de maximização de carga útil de uma caçamba leve. Segundo a fabricante, muitas minas preferem caçambas leves porque elas podem transportar mais carga útil. No entanto, o problema das caçambas leves tradicionais é a falta de durabilidade, o que o novo produto da Metso pretende endereçar.

Novo britador mundial já está em operação no Brasil 

Outra novidade da empresa é a ativação comercial do britador MX3, o novo modelo da família MX, que tem alto nível de automação e já está preparado para as tendências de indústria 4.0. Na visão da Metso, o processo de digitalização começa na indústria mineral com o maior número de sensores em campo, distribuídos entre vários equipamentos como os britadores. A Calwer Mineração é a primeira empresa brasileira a adotar o novo modelo de britador cônico e uma das primeiras no mundo. Explica-se: alguns países foram escolhidos para ter o produto em pré-lançamento e o Brasil ficou no radar, assim como a França.

O Metso MX3 é ideal para os estágios de britagem secundária, terciária e quaternária. Projetado para aplicações em rochas duras e macias, o novo modelo está disponível primeiramente para soluções estacionárias. Na operação da mineradora francesa Durance Granulats, por exemplo, o equipamento, que está sendo usado também no estágio quaternário, e forneceu uma taxa de vazão instantânea, bem como melhorou a eficiência energética de britagem, de acordo com o diretor de operação da empresa, Mathieu Kasprzak.

A lista de lançamentos da Metso na Bauma inclui ainda novos modelos de sua linha Lokotrack de soluções de britagem móvel, inclusive para aplicações em regiões urbanas, onde as restrições ambientais tendem a aumentar.