Provedor nordestino amplia 3 mil km de redes ópticas com DWDM

Redação – 25.04.2019 –

A Um Telecom investiu em tecnologia de redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) para a ampliação de mais de 3 mil km de infraestrutura de telecomunicações nos estados de Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia. A tecnologia é da Padtec e permite velocidades de transmissão de até 200 Gigabytes por segundo.

“Com sua solução adotada, podemos começar montando redes com canais de 10 Gb/s e ir expandindo a capacidade gradativamente, chegando a canais de 100 e 200 Gb/s, na medida em que cresce a demanda e a nossa atuação no mercado. E isso em apenas 4U de altura”, diz Rui Gomes, CEO da Um Telecom.

Para ele, as aplicações exigem cada vez mais banda e velocidade e isso justifica a necessidade de intensificar o investimento em infraestrutura de maior capacidade.

Para iluminar as novas rotas da operadora, a Padtec forneceu transponders de 100 Gb/s e modelos compactos com canais de 200 Gb/s, além de amplificadores ópticos com VOA (Variable Optical Atenuator) que, segundo a fabricante, se adaptam às variações de atenuação das fibras ópticas.

Um dos destaques da rede é o uso de dois, dos três modelos de shelf da Plataforma LightPad da Padtec (com 4 e 14U de altura). A Padtec defende que eles gatanhem aplicações adequadas aos nós de média e alta capacidade ao longo da rede óptica, tornando a solução mais eficiente e garantindo à provedora o uso otimizado de energia e de espaço.

As novas rotas de rede óptica da Um Telecom possuem terminações nas capitais Recife, Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) e, também, em municípios como Salgueiro (PE), Petrolina (PE), Remanso (BA), Picos (PI), Floriano (PI), Palmares (PE), Quipapá (PE), Caruaru (PE) Garanhuns (PE), Arapiraca (AL).

Argemiro Sousa, diretor de negócios da Padtec, diz que há combinação de custo e desempenho nas soluções da empresa, motivo pelo qual as vantagens do DWDM estão ao alcance também dos provedores de serviços (ISPs). “A solução compacta da Padtec foi desenvolvida para atender à demanda desse mercado por alta capacidade de transmissão com ocupação de espaço reduzida, oferecendo aos ISPs uma relação entre  custo e desempenho bastante atrativa”, pontua ele. “Isso garante aos provedores acesso a soluções que adicionam mais capacidade às redes de transmissão, a custos acessíveis”, conclui.