Mundo já tem 50 redes de 5G em operação

Redação – 16.12.2019 –

Número de conexões nas novas redes chega a 4 milhões e mostra um crescimento de 166% entre o segundo e o terceiro trimestre desse ano

A 5G Americas, entidade que reúne players do setor de telecomunicações com interesse nas redes de quinta geração (5G), lista 50 operações comerciais da tecnologia no mundo. O total de conexões nas primeiras redes chegou a 4 milhões no terceiro trimestre desse ano. De acordo com a entidade, isso representaria um crescimento de 166 % comparado com o segundo trimestre do ano.

De acordo com a 5G Americas, os usuários pioneiros, chamados de early adopters no jargão de tecnologia, já estão aproveitando as primeiras redes 5G lançadas em 2019. “Eles estão aproveitando dos novos recursos que várias redes 5G começaram a oferecer no último trimestre. O número de assinantes deve crescer rapidamente em 2020, com a chegada de novos dispositivos e mais cobertura 5G em vários mercados”, explica Chris Pearson, presidente da 5G Americas.

De acordo com ele, 50 redes 5G comerciais que atendem às normas da 3GPP já foram construídas no mundo inteiro. De acordo com informações disponibilizadas pela TeleGeography, um total de 67 redes comerciais devem estar em operação até o final de 2019.

Enquanto isso, em termos globais a tecnologia LTE, de quarta geração (4G) conta com 5 bilhões de conexões depois de ganhar 250 milhões de assinantes durante o terceiro trimestre de 2019 (migração de 2G e 3G). Nos doze meses findos no terceiro trimestre de 2019, a LTE agregou aproximadamente 1 bilhão de novas conexões. Entre o 2T e 3T, a LTE registrou forte crescimento na região das Américas, adicionando 28 milhões de conexões, principalmente na América Latina e no Caribe, que registraram 17 milhões de novas conexões LTE.

“A LTE mantém sua trajetória de crescimento na América Latina e Caribe. Isso é resultado da ampliação de sua cobertura, da disponibilidade de smartphones mais acessíveis e das estratégias que as operadoras estão implementando para migrar usuários usando serviços de segunda e terceira geração para a LTE”, avalia Jose Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e Caribe.

De acordo com a Ovum, o número de assinantes 5G deve crescer rapidamente e atingir 12,9 milhões de conexões até o final de 2019. A 5G deve registrar 1,3 bilhão de conexões, ou 12,9% de participação de mercado, em 2023.