Equipamentos parados na quarentena precisam de proteção contra ferrugem

Redação – 13.05.2020 –

Os equipamentos de metal ferroso (aço, ferro fundido e ferro laminado) parados devido à pandemia do coronavírus corrme maior risco de enferrujar, segundo a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic. Como solução, ela sugere proteger essas estruturas com protetivos anticorrosivos.

“A ferrugem se forma devido ao contato direto do metal ferroso com o oxigênio, que está presente tanto no ar quanto na água”, diz Marcos Pacheco, químico da empresa. “O problema se torna maior na quarentena, quando muitos equipamentos ficam sem manutenção e uso”, salienta.
Os protetivos anticorrosivos criam uma camada impermeável que impede o contato direto da superfície com o oxigênio, evitando a corrosão. A ferrugem pode atingir peças, estruturas e maquinários dispostos tanto em ambientes internos quanto em locais externos das indústrias.

Nos ambientes internos, alguns dos principais problemas são a falta de uso e de manutenção dos equipamentos, bem como o acúmulo de pó, que ajuda a romper eventuais películas protetoras do metal.

Já nos ambientes externos, somam-se aos agravantes o Sol, a chuva, os ventos fortes e a maresia. Enquanto o Sol aumenta a temperatura do metal e favorece a formação da ferrugem nos pontos que estão em contato direto com o oxigênio, a chuva, ventos e a maresia ampliam a umidade e a salinidade sobre os metais, tornando-os mais vulneráveis à corrosão.

Além das máquinas e equipamentos, a própria produção das indústrias corre maior risco de enferrujar nestes tempos de quarentena, se não estiver devidamente protegida. Explica-se: com a parada ou redução no ritmo de trabalho, peças metálicas de metal ferroso à espera de corte, processamento ou envio aos clientes ficam mais vulneráveis à ferrugem. Essas peças precisam ser devidamente protegidas com protetivos anticorrosivos para evitar o problema.
A Quimatic Tapmatic enfatiza que a proteção também é altamente necessária durante o transporte das peças metálicas. Afinal, a camada protetiva ajudará a evitar que metais sujeitos a impactos e umidade entrem em contato direto com o oxigênio, o que daria início à ferrugem.
Na linha da Quimatic Tapmatic, as opções de protetivos são: Quimatic 10 – Lubrificante Industrial Não Oleoso; Quimatic 20 – Super Lubrificante Industrial de longa duração; Quimatic 30 – Protetivo Anticorrosivo de película Cerosa Flexível e Quimatic 40 – Protetivo Anticorrosivo Resistente a Chuvas Fortes. A empresa também conta com uma linha de protetivos específicos para o setor agro.