Exército vai atuar nas obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste

Redação – 19.05.2020 –

O 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), de Barreiras, e o 2º Batalhão Ferroviário, de Araguari, serão responsáveis pela conclusão do Lote 6, entre Bom Jesus da Lapa (BA) e São Desidério (BA) da Ferrovia de Integração Oeste Leste. O anúncio foi feito ontem pelo Ministério da Infraestrutura e é a primeira vez que um batalhão ferroviário das Forças Armadas assume um projeto de ferrovia desde a implantação da Estrada de Ferro do Oeste (Ferroeste), na década de 1990.

“O Exército vem fazendo um trabalho extraordinário, como foi feito nas obras da BR-163/PA, e agora vai participar das obras do trecho entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério”, diz o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ele fez uma visita técnica à Fiol ontem, passando por trechos da ferrovia, canteiro de obras e uma fábrica de dormentes em São Desidério. A cidade é considerada o maior produtor de grãos do país, com Produto Interno Bruto (PIB) agrícola de R$ 3,63 bilhões em 2019.

As obras são divididas em dois trechos: Fiol 1 lhéus (BA)/Caetité(BA) e Fiol 2 Caetité (BA)/Barreiras(BA). Executada pela estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, a obra deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.

O trecho 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), tem 485,4 km de extensão, conta com investimento de R$ 2,7 bilhões e encontra-se com 39% das obras executadas. Seu traçado busca conectar a região produtora de grãos do oeste da Bahia ao porto de Ilhéus. Já o trecho 1 está com o seu projeto de concessão encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) para, em seguida, ter a publicação do edital de leilão, previsto para o final de 2020.