A 5G elevará os drones a um novo patamar

5G Americas – 02.06.2020 – 

A quinta geração de tecnologias móveis 5G, trará grandes transformações não apenas para os telefones móveis, mas também para um grande número de aplicações na indústria, no comércio, nos cuidados com a saúde, na segurança e outros âmbitos da vida humana. Um dos setores nos quais ocorrerão grandes mudanças é o dos veículos aéreos não tripulados (VANT) ou Drones.

Os VANT ou Drones constituem uma tecnologia que ainda encontra-se em uma fase de crescimento, contudo com um tremendo potencial de aplicação em diversas indústrias e aplicações. Uma delas, de grande importância para a América Latina, é seu emprego na agricultura, seja para o reconhecimento de terrenos, análises de solo e monitoramento de cultivos, entre outros usos. No entanto, também podem ser utilizados em infraestrutura, transporte, segurança, entretenimento, saúde, telecomunicações e mineração, entre várias outras áreas.

A integração dos VANT no padrão de comunicação 5G trará grandes avanços para estes dispositivos. Em primeiro lugar, a utilização das redes 5G para operar (comando e controle) estas naves não tripuladas permitirá realizar voos além da linha de visada entre a aeronave e seu controlador, incorporando inclusive algumas capacidades de voo autônomas.

Em uma segunda instancia, a padronização das comunicações dos VANT na 5G poderia lançar as bases para o desenvolvimento de um sistema centralizada de gerenciamento de tráfego ou UTM (Unmanned Aircraft System Traffic Management).

Este sistema será vital para permitir que múltiplas operações de Drones possam coexistir a baixas altitudes no espaço aéreo, mantendo condições de segurança e verificando o cumprimento das normas da aplicação.