Exército espanhol equipa veículos 8×8 e se prepara para os conflitos digitalizados do futuro

Redação – 31.08.2020 –

Os Dragón 8×8, desenvolvidos pela Ministério da Defesa da Espanha, estão recebendo sistema de missão e arquitetura tecnológica fornecido pela Indra. Ao todo, são 348 desses veículos de combate sobre rodas e a intenção é que a tecnologia implementada os transforme nos mais avançados digitalmente disponíveis no mercado bélico mundial.

Os veículos são um dos pilares do programa VCR 8×8, da iniciativa Fuerza 35, com a qual o Exército espanhol está se preparando para garantir eficácia no futuro. Entre as tecnologias está o sensoriamento para acelerar as tomadas de decisão, melhorar sincronização e reconhecer situações de perigo com agilidade. O sistema tem infraestrutura eletrônica e alta capacidade de processamento, análise e armazenamento de informações, tanto dos equipamentos integrados como das informações relevantes para a missão.

Segundo a Indra, a arquitetura aberta e modular facilita a incorporação de novos sistemas, bem como as atualizações dos equipamentos iniciais de forma simples e durante todo o ciclo de vida do veículo. “Um dOs principais componentes é o BMS (Battlefield Management System) VCR ou Sistema de Gerenciamento de Campo de Batalha, que avaliará com base na posição, trajetória do veículo e informações em tempo real qual é a melhor opção a ser tomada para garantir o sucesso e o cumprimento da missão”, revela a empresa.    

A solução da Indra foi testada em julho durante os exercícios realizados pela Brigada da Legião em Almería com os demonstrativos desenvolvidos dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Defesa espanhol.

Além de implementar o Sistema de Missão e a arquitetura eletrônica, a empresa será responsável pela manutenção e suporte do ciclo de vida do veículo, ajudando ainda na sua comercialização internacional.