Operadora inglesa testa o Open RAN

Redação – 05.02.2020 –

O2, que pertence ao grupo Telefônica, avança na avaliação da tecnologia junto com a japonesa NEC

As redes Open RAN, ou seja, as redes de acesso de rádio abertas, serão um assunto recorrente com a implantação do 5G. O conceito envolve a abertura de protocolos e interfaces entre os dispositivos de rede, hardware e software. Na prática, permite a interoperabilidade entre equipamentos de vários fabricantes e abre espaço para implantações mais fáceis de novas tecnologias. No Reino Unido, a iniciativa mais recente de teste de infraestrutura desse tipo envolveu a operadora 02 e a fabricante NEC.

O teste bem-sucedido de 12 meses envolveu ainda um ecossistema de parceiros, incluindo Altiostar, GigaTera Communications e Supermicro, entre outros. A NEC ajudou a definir uma arquitetura Open RAN personalizada, otimizada e adaptada aos requisitos da rede móvel da O2. Devido ao seu papel como orquestradora de sistemas neste projeto, a multinacional japonesa coordenou o projeto geral do sistema, fornecendo uma solução sólida de ponta a ponta, juntamente com os parceiros.

Ao longo dos testes, a NEC também executou a verificação de interoperabilidade, tendo como destaque seu centro de excelência tecnológica em Open RAN recentemente estabelecido no Reino Unido, que é onde os ensaios com a O2 foram conduzidos. O teste se baseia no progresso da O2 no desenvolvimento de tecnologias de redes de padrão aberto nos últimos 12 meses.

Em janeiro de 2020, a provedora anunciou uma série de projetos com base nessa tecnologia para ajudar seus clientes a utilizarem melhor sua rede. Neste contexto, vale ressaltar que a empresa controladora da O2, a Telefónica, está desempenhando um papel ativo na implantação das redes Open RAN. A gigante espanhola de telecomunicações anunciou, no início do ano passado, a intenção de lançar testes 4G e 5G Open RAN na Alemanha, Espanha e Brasil, além de aproveitar o sucesso inicial no Reino Unido.