Sabesp implanta 92 mil hidrômetros inteligentes

Redação – 31.05.2021 – Os medidores são alimentados pela rede Sigfox 0G e operados pela WND no Brasil informa o site especializado WaterWorld

A Sabesp, concessionária de serviços públicos paulista e uma das maiores prestadoras de serviços de água e esgoto do mundo, implantou 92 mil hidrômetros inteligentes com tecnologia de Internet das Coisas (IoT). O marco aconteceu no dia 21 de maio segundo o site especializado WaterWorld. O projeto é um dos maiores da América Latina nessa área e reforça a introdução da telemedição do consumo de água visando os 100 mil maiores consumidores da Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo.

O consórcio Metrolink está entregando o projeto e é formado pelas empresas Laager e Vita Ambiental, que conquistaram o contrato após uma licitação da Sabesp iniciada no final de 2018.

Já tem termos de rede, a Sigfox 0G da WND foi a tecnologia de comunicação selecionada pela Sabesp para mais de 92 mil hidrômetros conectados. A WND é a operadora exclusiva da tecnologia Sigfox no Brasil, a qual permite o transporte de dados sem fio, a baixo custo, por longas distâncias, com consumo mínimo de energia. Os aparelhos ficarão em operação por pelo menos cinco anos sem troca ou recarga da bateria.

A telemetria, por sua vez, automatiza o processo de medição do consumo de água. Antes da automatização, a tarefa era realizada manualmente uma vez por mês e agora pode ser realizada várias vezes ao dia. Além da medição, o sistema também gera alarmes e estatísticas importantes sobre o funcionamento de toda a rede de água.

Na avaliação de Ricardo Batista, gerente de divisão da Sabesp e responsável pelo projeto, a iniciativa marca a adoção em larga escala do conceito de IoT pela concessionária. Segundo a WaterWorld, o especialista destaca que a nova tecnologia permite que os clientes da Sabesp monitorem o consumo de água diariamente, bem como a detecção de vazamentos, economizando dinheiro e preservação do meio ambiente, além de ter uma melhor gestão dos recursos.