Obra da Linha 6-Laranja avança em São Paulo

Redação – 02.08.2021Ventilação e Saída de Emergência Tietê, etapa fundamental do empreendimento começa a ser executada hoje

A Concessionária Linha Universidade, responsável pelo empreendimento da Linha 6-Laranja, de metrô de São Paulo realiza a primeira atividade de desmonte de rocha na futura Ventilação e Saída de Emergência Tietê (VSE Tietê). O processo começa hoje (02/8)

Assim como nos demais canteiros, o procedimento que é empregado para quebrar a rocha e avançar nas escavações, deve acontecer periodicamente no local ao longo do ano. Nos dias de desmonte, por motivos de segurança, algumas vias serão interditadas enquanto a atividade estiver ocorrendo.

A Acciona, sócia da concessionária, participa do projeto e tem informado a população sobre o início das atividades de desmonte por meio de folhetos informativos e avisos locais. Nos dias de desmonte também ocorre o acionamento de sirenes para que a população reconheça os sinais e siga as orientações de segurança.

A população será alertada sobre a atividade por três toques de sirene. O 1º ocorre 20 minutos antes do desmonte. O 2º ocorre 5 minutos antes e o 3º – com duração de 60 segundos contínuos – avisa sobre a autorização e início do processo.

Outra iniciativa tomada com o objetivo de garantir a segurança de todos é a interdição e desvio de algumas vias. A interdição tem início após o segundo toque sonoro e dura cerca de 10 minutos. Abaixo as ruas que terão seus fluxos momentaneamente alterados:

Sobre a Linha 6-Laranja

Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar mais de 633 mil passageiros por dia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo Acciona, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.