SKIC vai construir linhas de transmissão para maior parque eólico da América Latina

Redação – 13.10.2021 – Empresa ganha contrato da Colbún para construir duas novas subestações e expandir linha existente no Parque Eólico Horizonte

A SKIC – Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion – empresa de engenharia e construção da América Latina, fechou contrato com a Colbún, empresa pública chilena do setor de energia elétrica. A empresa vai desenvolver os serviços de engenharia, fornecimento, gestão de compras e construção de duas novas subestações e a expansão da estação já existente no maior Parque Eólico da América Latina, o Parque Horizonte, em Antofagasta, no Chile. O parque contará com 140 aerogeradores e 778 MW de capacidade instalada quando for concluído. 

A nova linha de transmissão, de 2×220 kV, terá aproximadamente 25 quilômetros de extensão e ligará o parque eólico à rede de transmissão de energia chilena. A SKIC também será responsável pelo fornecimento e montagem da rede média de tensão no parque, que será construído no subterrâneo local. 

O Parque Horizonte terá uma geração média anual de 2,4 mil GWh, equivalente ao consumo de cerca de 700 mil residências e está previsto para entrar em operação em 2024. As obras da SKIC devem começar a partir do último trimestre de 2021.