IoT gera economia de recursos em edifícios e condomínios empresariais

Redação – 03.11.2021 – Soluções da Seal Telecom trazem mais eficiência no uso da energia elétrica e na gestão de processos

A Seal Telecom, integradora do Grupo Convergint, tem utilizado soluções de Internet das Coisas (IoT) para reduzir custos e melhorar a experiência de quem convive em edifícios e instalações empresariais. Com a vantagem da implantação simplificada, baixo custo e sem a necessidade de obras, o uso da IoT gera economia e torna a gestão desses espaços mais prática e segura, segundo a empresa. 

Um exemplo é o uso equipamentos inteligentes para ajustar o ar condicionado de acordo com a temperatura externa. Sensores instalados no equipamento garantem que o clima no ambiente interno esteja adequado o suficiente em comparação ao externo. 

A intenção é tornar o ambiente mais confortável aos funcionários, ao mesmo tempo em que combate os gastos desnecessários com o ar condicionado. A Seal também tem outros usos de IoT para economia de energia, como os sensores de presença que apagam e acendem as luzes conforme pessoas entram ou deixam o ambiente. 

A empresa conta com dispositivos também para banheiros, que avaliam a necessidade de troca e reposição de papéis e sabonetes. Essa opção melhora a eficiência das equipes de limpeza ao automatizar processos, já que não há necessidade de pessoas circulando para checar a necessidade de reposição de insumos. Os sensores são capazes de avisar exatamente onde e quando é preciso repor sabonetes ou papéis, direcionando os esforços do time de limpeza e manutenção.