VIAVI apresenta instrumento de teste de campo para implantação de Open RAN

Redação – 04.11.2021 – Solução pode ajudar operadoras móveis a implementar redes 5G

A VIAVI Solutions, fornecedora de equipamentos para infraestrutura de telecom, anunciou que a ferramenta OneAdvisor-800 all-in-one cell site pode ser atualizada com o aplicativo de emulação O-DU para verificar a implantação em campo de rádios Open RAN. Dessa forma, as operadoras móveis que já usam o equipamento e estão construindo suas redes 5G, contam com recursos para implantação no local da célula, incluindo inspeção e caracterização de fibra, análise de cabo e antena, e verificação de rádio O-RAN. 

O Open RAN, traduzido como redes abertas de acesso de rádio, é uma tecnologia que as operadoras começam a usar para reduzir os custos de infraestrutura e diminuir a barreira para a inovação de novos produtos. A implantação de Open RAN também permite que as operadoras validem completamente a instalação da torre bem no início do processo, reduzindo assim os problemas de instalação e acelerando as implantações. 

O OneAdvisor-800 é um instrumento modular que, segundo a Viavi, é útil para ajudar os técnicos de estações de célula a testar fibra, radiofrequência (RF) e interface de rádio pública comum (CPRI), eliminando a necessidade de várias ferramentas independentes. A adição do aplicativo de emulação de unidade distribuída aberta (O-DU) agiliza ainda mais a verificação do local e protege contra futuras viagens desnecessárias, permitindo o teste funcional da Unidade de rádio aberta (O-RU) após a instalação, em vez de esperar até que o O-DU esteja posicionado. 

O trabalho do técnico é simplificado por fluxos de trabalho guiados, com o Job Manager programando os critérios de teste do provedor de serviços e carregando automaticamente os resultados para a nuvem StrataSync.