Em dez anos, acesso à fibra óptica aumentou mais de 7.000%

Redação – 10.11.2021 – TCP Partners utilizou dados públicos para chegar no número, influenciado pelo grande aumento de provedores de Internet 

De acordo com um levantamento da TCP Partners, boutique de investimentos, gestão e fusões & aquisições, o acesso à fibra óptica cresceu 7.010% entre 2011 e 2020, atingindo 17 milhões de conexões. O número é impactado pelo crescimento acelerado de novos provedores de Internet (ISPs), que passaram de 2,3 mil em 2010 para 15 mil em 2020. A TCP utilizou dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para levantar os números. 

O Brasil possui 16 acessos de banda larga fixa para cada 100 habitantes. Entre os BRIC (sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China), é o país que tem menor acessos. Este indicador é importante para determinar a universalização do acesso que é essencial para a promoção dos negócios e crescimento da economia. 

Quem tem ajudado a aumentar o acesso à fibra óptica são os ISPS, que levam Internet para regiões mais distantes. A TCP defende que eles também impulsionam atividades da economia, como agronegócio, educação, comércio online, indústria entre outras, que cada vez mais terão seus negócios baseados em operações digitais e na Internet das Coisa (IoT, na sigla em inglês).   

A TCP ainda diz que o crescimento acelerado de novos provedores é resultado da regulação que estimulou a concorrência entre empresas, além da redução no custo de infraestrutura e instalação. 

Este mercado ainda pode crescer mais, de acordo com Ricardo Jacomassi, sócio e economista-chefe da TCP Partners. “O setor de provedores vem atraindo investidores locais e internacionais. Os alvos são pequenos provedores em cidades do interior dos Estados que faturam entre R$ 20 milhões a R$ 30 milhões por ano”, finaliza Jacomassi.