Crescem projetos de redes ópticas em condomínios

Redação – 12.11.2021 – Demanda tem chegado tanto para condomínios de alto padrão quanto populares 

Um dos mercados mais proeminentes do setor de telecomunicações, o de redes ópticas exclusiva para condomínios, está em franca ascensão. De acordo com a Hokinet Internet, empresa de telecomunicação localizada em Mato Grosso do Sul, a procura por projeto de FTTA (Fibra para Apartamentos, em tradução literal) foi uma tendência e que se tornou realidade. 

Ela se intensificou principalmente após o início da pandemia do novo coronavírus. Claudio Hoki da Costa, CEO da Hokinet, aponta que a demanda tem chegado tanto para condomínios complexos de alto padrão quanto populares, verticais ou horizontais. O executivo diz que isso tem feito com que as próprias incorporadoras e construtoras, busquem se aliar às empresas de telecom, para colocar em prática esse tipo de solução. 

Adriano Fraga, supervisor de vendas corporativas da Fibracem, explica que é preciso clareza sobre quais as aplicações contempladas em cada projeto. “Isso vale principalmente para serviços como câmeras de vídeo, pontos de acesso WI-FI, controle de acesso, cancelas de estacionamento, localizadas nas áreas comuns dos condomínios, por exemplo”, diz. 

Infraestrutura 

Junto com esse crescimento, vem também uma grande preocupação: projetos cada vez mais bem elaborados, mesclando fatores como qualidade de conexão e baixo impacto estrutural. Isso é importante porque recursos como dutos de passagem de cabos são escassos em condomínios. Para atender a demanda de um grande número de moradores, a preocupação com o volume de cabos é importante. 

Fraga afirma que essas questões precisam ser avaliadas. “Este aspecto pode determinar os tipos de cabos de fibra óptica, caixas de emenda, distribuidores ópticos, splitters e demais componentes passivos da rede que deverão ser utilizados no projeto”, afirma. 

Hoki, da Hokinet, explica que caixas de terminação ópticas (CTOs) são usadas nos projetos tradicionais de rede, fixando elas no vão entre postes, presos à própria fibra ou outros acessórios. Já para redes ópticas específicas para condomínios, são usada as Caixas de Emenda Interna de Parede, que são menores em tamanho e diâmetro, para serem acomodadas mais facilmente dentro dos quadros de distribuição existentes nas áreas comuns. 

“Trabalhar uma rede FTTA é mais estável e durável, apresenta maior confiabilidade, já que a rede fica resguardada de constantes rompimentos e problemas decorrentes de exposição ao tempo, ou ações de terceiros”, finaliza o executivo da Hokinet Internet.