Fachadas de prédios sem manutenção podem gerar riscos

Redação – 18.11.2021 Especialista defende necessidade de manutenção para garantir segurança de moradores e transeuntes 

A manutenção das fachadas dos prédios, além de uma questão estética, também é necessária para evitar acidentes com transeuntes, que podem gerar multas e processos contra os condomínios. Quem afirma é o coordenador da Cipa Síndica, Bruno Gouveia, esse é um problema que exige muita responsabilidade de síndicos e administradores. 

De acordo com ele, a falta de manutenção e reforma da fachada coloca todos em risco. Além de provocar acidentes graves, gera uma série de problemas estruturais no próprio prédio, como infiltrações, proliferação de mofo etc. “E os custos de uma obra tendem a aumentar muito quando os reparos são adiados ou simplesmente negligenciados”, diz. 

Ele lembra que a estrutura da fachada está sempre exposta a agressões constantes, como o clima, o trânsito pesado de veículos e a própria movimentação estrutural do edifício. “Podemos comparar um prédio a um carro. Quanto mais seguimos o plano de manutenção do fabricante, menos problemas teremos com o veículo”, aconselha. 

Segundo o especialista, apenas fazer remendos aos sinais de infiltração não resolve o problema. Pelo contrário, aumenta o risco de acidentes, expõe o condomínio a situações graves e aumenta o custo de uma intervenção mais segura. 

O coordenador da Cipa Síndica argumenta que o problema exige que seja contratada uma empresa especializada em manutenção de fachadas. “Não pode haver improviso ou amadorismo. A queda de uma placa da fachada é algo muito perigoso e grave. Além de maior segurança, essa é uma medida que reduz custos e, esteticamente, gera valorização do condomínio. A prevenção é sempre o melhor caminho”, finaliza.