ISPs devem migrar para modelo de consórcio, analisa especialista

Redação – 23.11.2021 – Tendência deve fazer com que pequenos provedores tenham mais força de negociação na hora de comprar equipamentos e construir redes compartilhadas 

De acordo com Eryck El-Jaick, diretor de planejamento e operações da Fibracem, indústria brasileira especializada no setor de comunicação óptica, a consolidação do mercado de provedores de Internet (ISPs) está estimulando um movimento de junção de ISPs menores, formando um modelo de consórcio e cooperativa. 

“De fato, esse tem sido um caminho valioso, já que proporciona aos pequenos provedores mais força de negociação na hora de comprar equipamentos e acessórios junto a distribuidores e fabricantes e, inclusive, na construção de redes compartilhadas”, analisa o executivo. 

El-Jaick aponta que alguns pequenos provedores, e até mesmo de médio porte, ainda têm sofrido com uma incerteza no mercado, enfrentando dificuldades para receber pelos serviços prestados, gerando uma grande lista de inadimplência. Além disso, eles têm se deparado com constantes variações de custos para manter a operação. O modelo de consórcio poderia ser uma saída para empresas nessa situação.

O papel dos fabricantes e distribuidores 

Segundo El-Jaick, o cenário atual tem exigido maior precisão tanto de fabricantes quanto de revendas e distribuidores para garantir a excelência do segmento. Cabe a eles elaborar e desenvolver projetos e tecnologias de ponta, levando em consideração o fator custo benefício. 

Para o executivo, um caminho já vem sendo desenhado, principalmente para as operadoras e provedores regionais, especialmente os de maior porte, com estrutura de rede pré-conectorizadas. Mas em 2021 houve um avanço na popularização dessas soluções, que passaram a estar disponíveis em mais fornecedores, inclusive na Fibracem, possibilitando alcançar mais ISPs. 

Ainda segundo ele, situações como estas exigem que os fornecedores do setor de telecomunicações passem a planejar o oferecimento de oportunidades e possibilidades para as empresas ganharem fôlego, gerarem fluxo de caixa para atrair novos clientes e, com isso, permanecer fortes.