Roteador de 5G da Intelbras é apresentado no evento da Abrint

João Monteiro – 10.12.2021 – Protótipo de CPE 5G é capaz de transformar sinal do 5G em rede Wi-Fi para uso doméstico e em empresas 
Protótipo do CPE 5G: Roteador Intelbras Wi-Fi 6 Mesh com tecnologia Qualcomm (imagem: divulgação).

A Intelbras aproveitou o Encontro Nacional Abrint 2021 para apresentar, desta vez, fisicamente, o protótipo de sua CPE 5G. O equipamento é capaz de capaz de transformar sinal do 5G em rede Wi-Fi para uso doméstico e em empresas. Desenvolvido com tecnologia da Qualcomm – um processador Snapdragon 5G está dentro da CPE – o produto trabalha nas bandas de Wi-Fi 6 e seus antecessores (5 GHz e 2,4 GHz). 

Renan Antoniolli, especialista de desenvolvimento de negócios 5G da Intelbras, diz que a previsão de lançamento do roteador é para junho de 2022, com fabricação entre 150 a 200 mil peças no próximo ano. A intenção é que ele chegue junto com a entrega das redes 5G nas capitais do Brasil, previstas para ocorrerem até o final do primeiro semestre do ano que vem. 

Segundo ele, a CPE da Intelbras vai trabalhar em todas as frequências do 5G licitadas no Brasil. O aparelho atual já atende os 700 MHz, os 2,3 GHz e os 3,5 GHz, que são as faixas que atenderão principalmente os ambientes fechados. Isso porque, como explica Antoniolli, quanto menor a frequência, maior a penetração dentro de casas e prédios. 

“A de 3,5 GHz é a cereja do bolo porque tem uma frequência mediana, com uma boa penetração em ambientes fechados e maior largura de banda para melhorar a transmissão. Questão que fica é limpar espectro, já que frequência era utilizada por TVs parabólicas”, explica o especialista. 

Já os 26 GHz, que também foram leiloados em novembro, são mais interessantes para operações de 5G ao ar livre e a expectativa da Intelbras é desenvolver uma CPE específica para este tipo de projeto. 

Instalação prática e mobilidade são diferenciais 

Em questão de qualidade de banda de Internet, o 5G FWA (sigla em inglês para acesso fixo sem fios, que é o modelo de oferta em que o CPE da Intebras trabalha) deve entregar 2,1 gigabits por segundo, a mesma qualidade que a fibra óptica entrega hoje, segundo Antoniolli. 

No entanto, como diferencial para o CPE, está a facilidade de instalação. Não será necessário instalar fios além da tomada de energia. Só é preciso adquirir o equipamento e um simcard da operadora de 5G na área. Tudo será habilitado remotamente pela operadora. 

Isso também vai permitir que, ao sair para viajar, o cliente leve o roteador e usufrua de uma rede Wi-Fi 5G onde quer que o sinal de sua operadora estiver disponível. Isso, claro, se o modelo de negócio da operadora permitir isso. 

Outro ponto positivo é que a CPE 5G já trabalha como um roteador, não se fazendo necessário que o cliente adquira outros aparelhos para que ela funcione. Além disso, ele atua em rede Mesh, ou seja, é possível comprar outros repetidores para garantir a melhor rede em uma residência. 

Produto interessante para provedor 

Por ser um produto de 5G, é necessário que as operadoras e provedores que queiram aproveitar a CPE da Intelbras para fornecer um serviço 5G FWA, precisam ter acesso às frequências do 5G. No entanto, não é necessário que tenham ganhado nos leilões da Anatel. Os provedores podem recorrer às operadoras que decidirem repassar a frequência através do modelo de operadoras virtuais (MVNO). 

Para Antoniolli, a estratégia seria interessante. Alguns provedores já haviam feito movimentos para o MVNO ainda no 4G, com a intenção de prover serviços de rede móvel. Com o 5G, esse tipo de iniciativa se torna ainda mais interessante.