Volvo fará teste inédito com ônibus 100% elétrico no Chile

Redação – 15.12.2021 – Objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura da tecnologia na região 

Volvo fará teste inédito com ônibus 100% elétrico
em Santiago, no Chile (foto: divulgação).

A Volvo vai testar, pela primeira vez na América do Sul, um ônibus 100% elétrico. O veículo, modelo Volvo 7900 Electric, fará rotas na RED Metropolitana de Mobilidade, sistema de transporte público da capital chilena Santiago. A operação está prevista para começar em janeiro e vai durar quatro meses. Em seguida, o modelo será testado em Bogotá, na Colômbia. O objetivo é validar a tecnologia de ônibus elétricos da marca nas demandas do transporte público da América Latina. 

Durante os testes em Santiago, a Volvo vai monitorar dados como autonomia do ônibus (Kw/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade. O objetivo da Volvo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura da tecnologia na região.  

Santiago será a segunda metrópole latino-americana a testar o modelo elétrico da Volvo. Antes da capital chilena, o Volvo 7900 Electric passou pela Cidade do México, uma das maiores cidades do planeta, com uma região metropolitana com mais de 20 milhões de habitantes. O veículo fez simulações de operação no Metrobus, BRT da capital mexicana. 

Zero emissões e ruído 

O Volvo 7900 Electric é um modelo oferecido pela marca na Europa. Movido exclusivamente por um motor elétrico de 200 Kw e com torque máximo nas rodas de tração de 19 mil Nm, não emite nenhum poluente e nem faz ruído durante a operação, contribuindo para a descarbonização dos transportes e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh, garantindo a autonomia ao longo da jornada diária. O veículo é recarregado à noite, ao final de um dia inteiro de operação.