Empresa quer utilizar conexões de baixa potência para eliminar bateria de IoT

Redação (com informações de IoT Enterprise Insights) – 17.01.2022 –  Nowi fez parceria com provedor de rede Sigfox para desenvolver módulos IoT que não precisam de baterias, diminuindo seu custo e impacto no meio ambiente 

Na semana passada, a Nowi, especialista holandesa em tecnologia de coleta de energia para microchips de circuito integrado, anunciou uma parceria com um provedor de rede Sigfox para conexão de dispositivos de Internet das Coisas (IoT). A intenção é produzir módulos IoT que extraem energia de fontes de energia ambiente, em vez de utilizarem uma bateria. 

Ao usar tecnologias de conexão de área ampla de baixa potência (LPWA) – como Zigbee e LoRaWAN – que demandam menos consumo de energia, a expectativa é que seja possível massificar o acesso ao mercado de IoT, algo que ainda falta para um uso maior dessa tecnologia. 

A expectativa da Nowi é utilizar esse tipo de conexão para eliminar a bateria de dispositivos IoT. Dessa forma, o custo desses equipamentos pode diminuir consideravelmente, bem como seu impacto no meio ambiente. A empresa defende que se a indústria de IoT não puder se tornar mais sustentável, ela não poderá avançar. 

Os módulos de circuito integrado que a empresa está desenvolvendo com suas parcerias extraem energia de fontes de energia do ambiente, como luz e vibração, para carregar uma variedade de elementos de armazenamento de energia, como uma bateria recarregável ou um capacitor. Em conversa com o Enterprise IoT Insights, Simon van der Jagt, CEO da Nowi, diz que não há outro caminho para a IoT a não ser a coleta de energia.