Como a banda larga impacta as emissões de gases de efeito estufa no Chile

Redação – 19.01.2022 – Eficiência do 5G também se traduz em menor impacto ambiental na comparação com o 4G 

O World Bank Group, entidade formada por associações do setor financeiro, estudou como a banda larga impacta as emissões de gases de efeito estufa no Chile. As descobertas revelam como as estratégias para alcançar a banda larga universal por meio de 4G e 5G podem impactar as emissões na próxima década. 

O primeiro ponto é que, para fornecer banda larga, a infraestrutura de telecomunicações requer eletricidade que libera carbono e outras emissões na atmosfera. Na avaliação da entidade, o estudo leva em conta as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre e material particulado (PM10) no Chile até 2030. 

Os resultados iniciais indicam que 5G com backhaul de fibra fixa pode ser a estratégia de energia menos exigente entre as quatro abordagens analisadas (que incluíam 4G com backhaul fixo ou sem fio e 5G com backhaul fixo ou sem fio). Isso é explicado pelo fato de que mais sites são necessários para 4G do que 5G para atender às metas de capacidade por usuário, aumentando assim a demanda de energia e as emissões atmosféricas. Além disso, o backhaul sem fio requer mais energia para operar em relação à fibra, aumentando novamente as emissões atmosféricas. 

Maior demanda = maiores emissões 

Os resultados mostram uma forte tendência de que metas mais altas de capacidade de banda larga por usuário levam a maiores emissões de carbono. Isso porque mais ativos são necessários para fornecer maior capacidade do sistema, aumentando a quantidade de eletricidade operacional necessária para fornecer banda larga universal. Além de produzir emissões de carbono, a produção de energia também libera inúmeros poluentes indesejáveis na atmosfera, como óxidos de nitrogênio, dióxidos de enxofre e material particulado.  

De acordo com a previsão de emissões de CO2 do Chile, o 5G com backhaul de fibra é a tecnologia mais ecológica. Além disso, as emissões relacionadas ao 5G aumentam menos significativamente do que 4G quando a capacidade extra por usuário é considerada, graças às melhorias de eficiência espectral entre essas gerações quando a meta de capacidade por usuário é mantida constante. Por exemplo, as emissões de óxido de nitrogênio de 5 a 20 Mbps aumentam 32% no caso de 5G com backhaul de fibra, enquanto aumentam 151% no caso de 4G com backhaul sem fio.