Um Telecom vai usar usina solar para abastecer suas atividades com energia limpa

Redação – 20.01.2022 – Produção começa já no primeiro semestre de 2022 e usina solar vai abastecer 80% da demanda energética da Um Telecom

A Um Telecom, empresa pernambucana de telecomunicações e soluções em infraestrutura de TI, anunciou a instalação de uma usina fotovoltaica com capacidade de 1,215 milhão de Megawatt-hora/ano. Com um investimento de R$ 5 milhões, a produção de energia renovável deve começar ainda no primeiro semestre de 2022, atendendo a 80% da demanda da companhia. Com o empreendimento, a Um Telecom irá evitar a emissão de 125 toneladas de carbono anualmente. 

O parque solar está localizado no município de São Caetano (PE) e ocupa 10 mil metros quadrados, com estrutura para dobrar sua capacidade de acordo com o desenvolvimento de novos negócios da Um Telecom – como um novo data center, que já é verde desde sua concepção, pois será abastecido pela usina. 

Além dos benefícios ambientais, a usina fotovoltaica representa outras vantagens, como a garantia de abastecimento a preço conhecido e sem alterações tarifárias bruscas. 

Estratégia de ESG 

A usina solar faz parte dos compromissos da Um Telecom com a responsabilidade socioambiental. A empresa reconhece que o setor de tecnologia e telecom consome muita energia e que utilizar uma usina solar para se abastecer é um passo importante para a sustentabilidade do mercado. O uso de energia limpa se soma a outras iniciativas ambientais da Um Telecom, como o banimento de uso de descartáveis nos escritórios, reciclagem e reuso de insumos e a redução máxima de detritos. 

A empresa também atua em iniciativas sociais. No projeto Pilar Conectado, lançado em julho de 2020, a Um Telecom fornece internet wi-fi gratuita para moradores da Comunidade do Pilar, no Recife Antigo. O objetivo é minimizar os impactos da pandemia de covid-19, oferecendo condições para que os moradores da região possam trabalhar e estudar em meio ao distanciamento social.