Empresas italianas vão fazer estudo para projeto de cidade inteligente no RJ

Redação – 03.02.2022 – Enel X, Leonardo e TIM assinaram um memorando com governo estadual para estudar formas de usar suas soluções na digitalização da capital do estado 

A Enel X Brasil, Leonardo e TIM fecharam um acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro para iniciar um estudo de soluções para digitalizar a capital. As três empresas, que têm em comum o fato de serem italianas, vão combinar seus portfólios – com soluções de energia, segurança e telecomunicações – para criar uma abordagem orientada a serviços para transformar o Rio de Janeiro em uma cidade inteligente. O memorando de intenções foi assinado ontem (1/2). 

Pelo acordo, cada empresa desenvolverá e fornecerá capacidades nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para uma cidade inteligente. É preciso que o projeto também colabore para trazer mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos em suas atividades cotidianas, além de fornecer produtos e serviços que impulsionam a expertise da indústria brasileira. 

Além disso, a parceria tem como objetivo identificar possíveis cidades cuja implantação de tecnologias de cidades inteligentes pode ser aplicada, buscando transformá-las em um “laboratório vivo” para as aplicações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável na localidade. 

Graças a este acordo, uma gama completa de serviços eletrônicos será oferecida: e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Sistemas de energia e inteligência artificial serão aplicados para facilitar a vida dos cidadãos, agregando qualidade de vida e segurança ao seu cotidiano. 

Quais são as tecnologias que podem ser adotadas? 

Entre as possíveis aplicações desenvolvidas para cidades inteligentes a partir da parceria está a implantação de tecnologias de segurança aos cidadãos, com conectividade e integradas a uma série de sensores inteligentes, que auxiliarão na medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos. 

Para empresas e edifícios públicos, a parceria prevê a disseminação do conceito de eficiência energética, por meio do desenvolvimento de soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização. O objetivo é oferecer soluções sustentáveis e inovadoras, proporcionando mais eficiência aos clientes. 

O governo estadual acredita que a parceria pode colocar o Rio de Janeiro no caminho da transformação digital e do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a expectativa é que, além da melhoria da qualidade de vida da população, será possível atrair mais investimentos privados ao Rio de Janeiro.