Associação Brasileira de Govtechs cria índice para avaliar municípios inteligentes

Redação – 17.02.2022 – Cerca de 40 itens são avaliados para emitir certificação técnica e selo de “cidade inteligente” 

A Associação Brasileira de Govtechs (ABGovtechs), entidade nacional sem fins lucrativos, lançou a Certificação Técnica dos Municípios Inteligentes, segundo entendimento da Política Nacional de Cidades Inteligentes. A entidade adotará o Índice Brasileiro de Município Inteligente (IBRAMI), desenvolvido pela doutora e vice-presidente da ABGovtechs, Nádia Sudário, para emitir o certificado técnico e o selo. 

A classificação de Município Inteligente será anual e vai avaliar 42 itens técnicos, que pontuam em cinco pilares estratégicos: Governo; Gestão e Planejamento; Instituição; Cidadão; e Infraestrutura Urbana. Dentro de cada eixo, desdobram-se vários itens, sendo cada um deles equivalente a uma determinada pontuação. A soma dos pontos obtidos confere à cidade o seu IBRAMI, que pode ser negativo, parcial ou positivo, única faixa onde são concedidos a Certificação e o Selo de Município Inteligente. 

A intenção é que o índice seja o carro chefe na orientação aos municípios para a promoção de projetos, ações e iniciativas que os tornem, de fato, inteligentes, a partir de uma gestão integrada entre o cidadão, o governo, as instituições, a tecnologia e a realidade local. A ABGovtechs diz que todos os critérios avaliados pelo índice estão embasados na Política Nacional de Cidades Inteligentes, em tramitação no Congresso.  

A associação também afirma que vai auxiliar os municípios com índices parciais ou negativos com suporte do corpo técnico, formado por profissionais credenciados de diversas áreas e aptos a avaliarem todos os itens com clareza e credibilidade e ajudá-los a aproveitar as soluções de govtechs.