PPP no Piauí que entrega Wi-Fi grátis chega a um milhão de acessos

Redação – 21.02.2022 – Parceria público privada oferece internet gratuita em pontos estratégicos das cidades do estado 

A parceria público privada (PPP) Piauí Conectado chegou a um milhão de acessos em seus 214 Pontos de Acesso Público (PAP) de Wi-Fi grátis em 2022. A internet livre, disponibilizada nos principais espaços públicos dos municípios piauienses, é um dos serviços que a PPP presta, além da rede de internet banda larga e infraestrutura tecnológica implantada nos órgãos estaduais. 

A rede de Wi-Fi grátis está disponível 24 horas por dia e oferece uma melhor experiência de acesso, suportando a conexão de vários dispositivos em uma mesma rede, sem perder a velocidade. 

A Piauí Conectado, resultado da primeira PPP de telecomunicações do País, já levou acesso à internet banda larga para 170 municípios, beneficiando 2,92 milhões de piauienses. A expectativa é de que, até o final de 2022, o estado ficará 100% conectado, com o número de pontos de Wi-Fi livre chegando a 400. 

O caso da Piauí Conectado se destaca por usar a telecomunicação como vetor de desenvolvimento, descentralizando o acesso à internet dos grandes centros urbanos e levando inclusão digital para cidades de menor porte. O Piauí possui uma maioria de cidades com baixa população, com menos de 50 mil habitantes, o que dificulta a atração de investidores para construção de uma infraestrutura de internet adequada e eficaz. Ao sanar esta dificuldade e promover a expansão da internet no estado, a PPP aumentou a quantidade dos acessos à rede. 

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Piauí ocupa o terceiro lugar no ranking de uso de fibra óptica, com 69% da conexão de internet feita por meio dessa tecnologia. O Piauí também foi o estado do Nordeste que mais avançou em números de acessos à internet banda larga, com crescimento de 23,06% em 2020, em comparação a 2019.