IPv7 compra divisão de NOC da Matrix do Brasil

Redação – 18.03.2022 – IPv7 mira na gestão eficiente de redes multiserviços ligadas às tendências de NaaS, 5G e redes neutras 

A IPv7 empresa de engenharia, auditoria e gestão de redes multisserviços, anunciou a aquisição da divisão NIS – Network Intelligent Service, o centro de operações de rede (NOC) da empresa Matrix. A transação foi concluída no mês de fevereiro de 2022 – as negociações iniciaram em junho de 2021 – e mostra uma consolidação de todo o ecossistema do setor de TI e telecom. 

Droander Martins, CEO da IPv7 (terceiro, da dir. para esq.) e Pablo Cotta, CBO da Matrix (quarto, da dir. para esq.), além de demais executivos das duas empresas (foto: divulgação).

Segundo Droander Martins, CEO da IPv7, quem está neste mercado cedo ou tarde acabará tendo a oportunidade de comprar, vender ou fundir suas operações. “Nós da IPv7 nos posicionamos como compradores e a negociação com a Matrix é sem dúvida a maior das três aquisições já feitas pelo nosso grupo. Não descartamos novas aquisições no futuro, porém qualquer movimento será buscando fortalecer o grupo com serviços recorrentes.” 

A IPv7 presta serviços de desenvolvimento de projetos, estudos mercadológicos e auditoria. Com a aquisição, a IPv7 objetiva oferecer um serviço diferenciado e inovador, não só aos seus mais de 1500 clientes, como também para novos. O serviço, batizado de NIIS-IPv7 (Network and Infrastructure Intelligence Services), vai utilizar todo know-how da fusão entre os colaboradores das duas empresas, a infraestrutura das empresas e um software próprio para oferecer um serviço completo de monitoramento, suporte e documentação de redes de core. 

A seu favor, a IPv7 ainda conta com de toda infraestrutura óptica (rede física) e espera manter, desta forma, um ambiente técnico completamente atualizado  e controlado, seguindo as melhores práticas de gestão técnica.

O que é o NIS

O novo serviço NIIS foi criado pela IPv7, pois existe uma grande carência de serviços para o mercado TIC, que une a parte lógica e física da rede, segundo a empresa. Provedores de Internet, Fundos de investimento, operadoras e consolidadores do setor, estão demandando esse tipo de serviço, especialmente pela presença de redes neutras e 5G, como apontam tendências. 

Outra grande tendência é os provedores/telcos contratarem um fornecedor de serviços complementar para suportar e auditar seu NOC original, com uma visão orientada a negócios que objetiva valorizar a operação. 

Além do NIS, a Matrix também desenvolve softwares. Em seu planejamento, decidiu que esta área seria seu foco da companhia seria direcionado para a unidade de negócios de software, e por este motivo, optou pela venda da unidade NIS. Atualmente o NIS fica localizado na cidade de Belo Horizonte (MG) e uma estrutura espelho está em construção na matriz da IPv7, no Rio Grande do Sul, onde servirá como redundância para alta disponibilidade do serviço. Os valores e quantidades de contratos não foram divulgados devido ao acordo de confidencialidade entre as partes.