Grupo Datora lança o primeiro marketplace de IoT no Brasil

Redação – 23.03.2022 – E-commerce oferecerá soluções de IoT, incluindo dispositivos e planos de conexão da Arqia disponíveis a pronta entrega 

O Grupo Datora lançou seu próprio marketplace de Internet das Coisas (IoT). A iniciativa será gerida pela Arqia, marca da empresa especializada em plataforma de conectividade IoT. Com o Marketplace IoT Arqia, o grupo espera contemplar todos os pilares do ecossistema de IoT em uma única plataforma. 

O objetivo é desenvolver um portfólio diversificado com parceiros que atuem em todas as camadas necessárias para uma solução fim a fim nas diferentes verticais que podem tirar proveito das tecnologias conectadas. Ou seja, os três pilares da internet das coisas: conectividade, hardware e aplicação. 

O marketplace oferece uma experiência de compra com autoatendimento e planos pré-pagos de conectividade IoT e Banda Larga 4G, todos com a opção de recarga no próprio ambiente. Os serviços podem ser adquiridos separadamente, segundo a Arqia. 

As soluções dentro do novo marketplace da Arqia contemplam todas as verticais de negócios que demandam tecnologia IoT, separadas por segmentos como: Agronegócio, Segurança, Saúde, Rastreamento Automotivo, Financeiro (POS), Logística, Cidades Inteligentes e IoT Consumer. Outro fator importante é que todos os produtos e soluções da plataforma são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Oportunidade para fornecedores de hardware e software 

A Arqia aponta como vantagem a diversidade de verticais que o marketplace quer atender. A empresa destaca que os fornecedores podem ingressar na plataforma sem qualquer investimento inicial, já que o modelo de negócios é de comissionamento sobre as vendas geradas. Outras vantagens para os fornecedores são a oportunidade de integrar uma plataforma de vendas estruturada, segura e com possibilidade de engajamento com clientes, em um ambiente que oferece a cadeia completa de conectividade. 

O primeiro seller do Marketplace IoT Arqia que é a Queclink Wireless Solution, que hoje atua como parceira da empresa em outros modelos de negócio e está presente em mais de 140 países em segmentos como transporte, ativos e mobilidade, redes e agricultura. Neste primeiro momento, a Queclink oferecerá devices para rastreamento de veículos e frotas.