Primeira fase de operação do complexo eólico Alto Sertão III é iniciada

Redação – 23.03.2022 – Nesta etapa, 45 aerogeradores passam a entregar 132 MW para o sistema nacional; pico de produção, de 432,7 MWs, será alcançada no final do primeiro semestre 

A Renova Energia concluiu ontem (22/3) a primeira fase de operação comercial do Complexo Alto Sertão III – Fase A, um dos 10 maiores parques eólicos da América Latina, localizado na Bahia. A companhia coloca em operação um conjunto de 45 aerogeradores, que injetarão 132 MWs no sistema nacional de energia. Esta fase inicial está distribuída em sete sites e irá operar despachando energia a partir da Subestação Pindaí II da Chesf. 

Quando estiver operando em sua capacidade total, o complexo terá 155 aerogeradores, quatro subestações elevatórias de 34,5 kV para 230 kV e 500 kV e 208 quilômetros de linhas de transmissão, distribuídos em 26 projetos, em seis municípios da Bahia (Caetité, Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Urandi e Guanambi). O investimento no empreendimento ultrapassa os R$ 2,5 bilhões. 

O conjunto irá produzir 432,7 MWs de energia, o suficiente para abastecer entre 900 mil e 1 milhão de residências, de acordo com o padrão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A capacidade total deve ser alcançada até o final do primeiro semestre, quando todos os aerogeradores devem entrar em operação. 

Mais aerogeradores este mês 

Ainda em março, entram em operação mais 24 aerogeradores, acrescendo mais 64,8 MW à produção da companhia. A partir de maio, tem início a entrada escalonada dos demais aerogeradores, até que seja alcançado o pico de produção no final do primeiro semestre. 

A energia já está contratada e será direcionada para o mercado regulado e para o mercado livre, segundo a Renova Energia. 

Além de Alto Sertão III-Fase A, a Renova tem em seu pipeline projetos com potencial de geração de 6 GW de energia em toda região Nordeste e já possui Licença Ambiental para 13 parques eólicos nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.