70% das empresas são afetadas pela escassez de habilidades em nuvem

Redação – 28.03.2022 – Relatório da IDC mostra que falta de profissionais qualificados desacelera digitalização das empresas

Segundo um relatório da IDC, encomendado pelas empresas de serviços em nuvem Cloudreach e Amazon Web Services (AWS), mais de 70% dos líderes de TI entrevistados em todo o mundo viram a lacuna de habilidades em nuvem como uma preocupação urgente. Mais da metade alega que isso desacelerou (46%) ou representou uma crise existencial para a empresa (9%).

À medida que mais organizações correm para adotar a tecnologia em nuvem para melhorar a eficiência e a sustentabilidade, o setor precisa mais do que nunca de profissionais qualificados para manter as operações, mostra o relatório. Os líderes de negócios estão descobrindo que suas iniciativas de transformação na nuvem são cada vez mais prejudicadas pela falta de profissionais qualificados, com 34% dos entrevistados explicando que a escassez reduziu sua capacidade de operar e lançar serviços.

A baixa oferta de habilidades em nuvem também está afetando a inovação, causando alta rotatividade de funcionários e inflação de salários. Recursos multinuvem, desenvolvimento de sistemas em nuvem e governança em nuvem foram as três principais áreas mais impactadas pela lacuna de habilidades, de acordo com os entrevistados.

Para reverter essa necessidade de mão de obra, a AWS se comprometeu a ajudar 29 milhões de pessoas em todo o mundo a desenvolver suas habilidades tecnológicas com treinamento gratuito em computação em nuvem até 2025.

A escala de preocupação com a lacuna de habilidades permaneceu consistente nas organizações de Cloud na América do Norte e na Europa. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, metade da força de trabalho global precisará de requalificação e 97 milhões de novos cargos surgirão devido à digitalização. Com menos trabalhadores qualificados do que empregos abertos e uma demanda crescente no horizonte, as organizações em nuvem lutarão para manter suas equipes e operações.

Tendências para o futuro

O estudo revelou outras tendências na tecnologia de nuvem, incluindo o papel essencial que ela pode desempenhar nas operações, crescimento e esforços de sustentabilidade dos negócios.

48% dos entrevistados estão agora engajados na transformação dos negócios por meio da adoção da nuvem, impulsionando mudanças mais amplas no pensamento organizacional.
71% dos entrevistados veem a estratégia de nuvem como o maior impulsionador da sustentabilidade hoje, com esse percentual subindo para 85% em 2023.

A pesquisa coletou dados de 610 líderes de negócios de TI na América do Norte e na Europa em grandes empresas em uma ampla gama de indústrias. Segundo a Atos, dona da Cloudreach, o Brasil apresenta um cenário parecido, mas com uma lacuna forte de profissionais de TI no geral.