Como a IoT pode trazer mais visibilidade às redes wireless

João Monteiro – 01.04.2022 – Dados extraídos por dispositivos IoT podem ser usados em edifícios inteligentes para se ter mais controle sobre o acesso de rede

Durante o Atmosphere 2022, evento internacional realizado pela Aruba, fabricante de soluções de rede, Charlie Key, CEO da Losant, explicou como a Internet das Coisas (IoT) pode ser usada para melhorar o provisionamento de banda em redes wireless. A ideia é utilizar sensores para capturar dados de uso da rede de forma simples e entender o comportamento dos usuários. 

Utilizando os sensores da EnOcean, dispositivos sem fio e autoalimentados com energia, é possível enviar dados brutos para uma espécie de pendrive EnOcean conectado em um access point da Aruba. A partir daí, os dados são encaminhados para análise em nuvem, onde serão trabalhados por uma solução da Losant. 

Key explica que a plataforma de sua empresa conta com dashbords que vão carregar dados sobre o uso da rede wireless e a qualidade do sinal. É possível saber, por exemplo, a quantidade de pessoas em uma mesma sala e obter uma média por horário. Além disso, a plataforma conta com dashbords para apontar erros no provisionamento da rede Wi-Fi. 

As soluções da EnOcean também permitem integrar outros sensores de IoT a redes Wi-Fi, em conformidade com os padrões de segurança, e disponibilizar outras funções para a infraestrutura wireless. Os dashbords da Losant também podem ser criados de acordo com a necessidade do cliente para atender outras soluções de IoT.