Emae remove mais de 8 mil toneladas de lixo do reservatório no Médio Tietê

Redação – 11.04.2022 – Ação vai minimizar impactos decorrentes do acúmulo de resíduos e sedimentos no rio Tietê na região 

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), ligada ao governo do Estado de São Paulo, está retirando a vegetação e o lixo flutuante acumulados no reservatório de Pirapora, próximo à Pequena Central Hidrelétrica de Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo. O trabalho de retirada, que teve início em janeiro, já retirou 8,1 mil toneladas de materiais 

A operação ainda deve ser realizada ao decorrer do ano e prevê a retirada de cerca de 12 mil toneladas de detritos. A ação atende à uma resolução da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e deve minimizar os impactos do acúmulo de resíduos no Rio Tietê na região. 

A operação envolve a retirada do material do reservatório com barcaças e escavadeiras, levando-o para as margens. Após secagem, os resíduos são enviados para o aterro sanitário Bandeirantes. Até o momento, mais de 800 viagens levando os detritos já foram realizadas. 

Fora o lixo que retirado mensal das grades da usina, o trabalho agora atinge uma área de 2006 m². A empresa contratada para fazer o trabalho é a Construdaher, vencedora do processo licitatório. O investimento é de R$ 4,7 milhões. 

Conscientização da população 

A Emae destaca o papel da população em se conscientizar sobre o descarte de lixo para que não acabe atingindo os corpos d’água. Grande parte do lixo da Região Metropolitana de São Paulo que é descartado de forma incorreta vai parar nos rios Pinheiros e Tietê, descendo para o interior de São Paulo, provocando diversos problemas para as cidades à jusante das usinas da Emae.