MCom promete implementar Internet em 12 mil escolas da rede pública

João Monteiro (com informações do MCom) – 13.04.2022 – Iniciativa faz parte de programa Wi-Fi Brasil e vai beneficiar 10 mil escolas em áreas rurais 

O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou hoje (12/4) a meta de implementar 12 mil pontos de Internet em escolas da rede pública no País. Através do programa Wi-Fi Brasil, a intenção é conectar 10 mil escolas localizadas em áreas rurais e 2 mil em áreas urbanas, sendo que 7 mil desse total receberão conectividade via Telebras. O MCom também fechou parceria com provedores locais para conectar outras 1 mil escolas espalhadas pelo País. 

Durante o anúncio, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse que 3 mil escolas vêm sendo conectadas por mês. Por isso, a expectativa é que levem mais quatro meses para chegar ao número de 12 mil escolas conectadas. Ainda segundo o ministro, atualmente são 14,5 mil escolas sem internet no Brasil. 

Se o planejamento do MCom se manter, todas as escolas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estarão com conexão à Internet. Além disso, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) também vai ajudar no projeto, não só conectando novas escolas como também fornecendo conectividade via fibra óptica para colégios que hoje são atendidos por redes via satélite. 

Norte Conectado 

Na mesma cerimônia, o MCom indicou o início da Infovia 01, que integra o programa Norte Conectado e irá expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, conectando Santarém (PA) a Manaus (AM), por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. É previsto investimento de R$ 165 milhões para a estruturação do backbone (responsável pela transmissão dos dados de um dispositivo para um servidor em outro local). O projeto é considerado de baixo impacto ambiental, porque usa os leitos dos rios para chegar até a população e não requer desmatamento, caso a instalação dos cabos fosse feita por via terrestre. 

A Seja Digital realizou os estudos hidrográficos para a implementação da Infovia 01, no leito do Rio Amazonas. A previsão de conclusão dessa etapa é para o primeiro trimestre de 2023. Com quase 1 mil quilômetros de extensão, a infovia atenderá, diretamente, as sedes dos municípios de Curuá, Juruti, Óbidos, Oriximiná e Terra Santa, no Pará, e Autazes, Itacoatiara, Parintins e Urucurituba, no Amazonas. 

Mais de 500 mil pessoas nessas cidades serão impactadas com a ação. O Norte Conectado prevê a implantação de oito infovias, atendendo 60 cidades e beneficiando 10 milhões de pessoas por meio de um cinturão óptico na região Norte, levando conexão estável e de alta velocidade.