Operadora norte-americana monta rede para gerenciar IoT e drones

Redação – 04.05.2022 – Empresa que utiliza drones para pulverização contratou a T-Mobile US para prover conectividade 4G para seus equipamentos 

A Lucid Drone Technologies selecionou a operadora norte-americana T-Mobile US como fornecedora exclusiva de conectividade para sua frota de drones de pulverização industrial, além de gerenciar suas soluções de Internet das Coisas (IoT). As duas empresas vão colaborar para oferecer tecnologia aos drones para trabalhos de manutenção de instalações de alto risco, como limpeza externa e lavagem de janelas de arranha-céus. 

A T-Mobile US observou que sua conectividade IoT fornecerá recursos críticos para os drones de pulverização industrial da Lucid, como compartilhamento em tempo real de dados de voo, informações de utilização de bateria, diagnóstico de hardware e entrega de atualizações de firmware e software. Além disso, o T-Mobile Control Center dará à Lucid a capacidade de visualizar e gerenciar a conectividade de seus drones de pulverização industrial.  

Entre os planos da parceria, também há a intenção de promover a rede 5G da T-Mobile no futuro para pilotar drones além da linha de visão dos operadores e fornecer recursos mais intensivos em dados, como streaming de vídeo. 

Inicialmente, a T-Mobile U.S. fornecerá conectividade 4G LTE aos drones de pulverização industrial Lucid Drone Technologies. A Lucid Drone Technologies disse que espera utilizar a rede 5G da operadora em um futuro próximo para casos de uso avançados, como acesso ao centro de operações de rede, transmissão de vídeo ao vivo e pilotagem remota. 

A T-Mobile disse que sua rede 5G cobre 315 milhões de pessoas, ou 95% dos americanos, em 1,8 milhão de milhas quadradas. A operadora planeja levar o Ultra Capacity 5G para 260 milhões de pessoas em todo o país este ano e 300 milhões até o final de 2023. 

*Com informações do Enterprise IoT Technologies.