Após se tornar líder de cobertura móvel, TIM quer ampliar seu valor de mercado

João Monteiro – 05.05.2022 – Com a incorporação de ativos da Oi, operadora chega a 5.370 cidades e agora quer aumentar seu valor de mercado 

A aquisição dos ativos móveis da Oi pela TIM permitiu à operadora alcançar a liderança da cobertura de rede móvel no Brasil, com 5.370 cidades atendidas pela empresa. Isso coloca a empresa acima da Vivo e da Claro, suas principais concorrentes, que também adquiriram parte da Oi Móvel. Agora, a TIM quer ampliar seu valor de mercado em 50% nos próximos cinco anos. 

A meta foi divulgada hoje (4/5), durante um evento da empresa a investidores. Para alcançar o crescimento estipulado, superior ao esperado para o mercado de telecomunicações, que deve crescer 20% até 2027, a empresa aposta em parcerias e tecnologia. 

Um exemplo é o Proteção PIX, um serviço que a TIM pretende lançar em parceria com uma provedora de tecnologia. Como a operadora viu aumentar consecutivamente o uso do PIX por seus clientes, tanto em pagamentos de faturas quanto em recargas, ela acredita que uma solução do tipo pode atrair o interesse de sua base consumidora. 

Neste caso, Mario Girasole, vice-presidente Institucional da TIM, aponta que a operadora pretende fazer uma parceria semelhante com a do C6 Bank, se tornando uma acionista da provedora de tecnologia. Ao ser sócia do negócio, a TIM enxerga maior benefício do que apenas revender a tecnologia aos clientes. 

A TIM também defende a importância de seus clientes como ativos, apostando principalmente na base de dados que eles fornecem de forma consensual. Com isso, a TIM diz conseguir adquirir melhores insights para publicidade e se aproveitar ainda mais de parcerias com empresas de tecnologia. 

Crescimento de rede 

Com a incorporação dos novos ativos da Oi, a TIM passa a ter presença mais vigorosa em todas as regiões do País. No Sudeste, região mais populosa e de maior atividade econômica, a operadora fica com 25% de participação no mercado. No Norte, com 21,2%. No Nordeste, com 26,5%. No Centro-Oeste, com 26,8%. E no Sul, com 36,8%. 

No entanto, a empresa ainda tem suas obrigações, como migrar os clientes para sua própria rede, algo que já está sendo feito. Já a migração dos sistemas de pagamento ainda deve levar doze meses para ser concluída, começando com os clientes pré-pago e controle para depois vir os pós-pago e B2B.