CommScope lança equipamento para facilitar implantação de antenas 5G

Redação – 11.05.2022 – Engenharia inovadora ajuda as operadoras móveis a implementar antenas 5G sem impactar nos equipamentos legados de 4G 

A CommScope lançou a Mosaic, uma nova plataforma de antena ativa/passiva que ajuda as operadoras a simplificar a implantação de torres de 5G. A fabricante de soluções de telecom explica que o design agnóstico de hardware modular de rádio da Mosaic ajuda as operadoras de rede móvel a implementar a cobertura 5G, ao mesmo tempo em que oferece suporte para as estruturas de 4G legadas. 

A adição de recursos de 5G geralmente impõe a necessidade de novos equipamentos de torre, entre os quais Active Antenna Systems (AAS) que suportam capacidades de massive MIMO. A plataforma Mosaic permite que as operadoras combinem recursos de antena ativa e passiva de forma a simplificar as complexidades no topo da torre e a reduzir o espaço ocupado e a carga de vento, preservando o desempenho de todas as tecnologias. 

A engenharia por trás da Mosaic, segundo a CommScope, oferece uma solução pragmática para adicionar capacidade e, ao mesmo tempo, maximizar os investimentos anteriores em espectro e localização de células 4G. A companhia lembra que, por ter um design compacto, a solução não gera interferência nos sinais e nem afeta o desempenho das redes. 

Por fim, a plataforma Mosaic reduz o espaço ocupado no topo da torre, fornecendo a capacidade de montar equipamentos MIMO AAS na parte traseira de uma antena passiva convencional, mediante o uso de tecnologia avançada e práticas de design modular. A variedade de contagem e comprimento de portas disponível no módulo de antena passiva também facilita a atualização para 5G mMIMO, além de oferecer suporte a todas as bandas sub-6 GHz já existentes.