Greca lança emulsões para usar 100% de material fresado

Redação – 15.06.2022 –

A Greca Alfaltos aproveitou a Paving Expo 2022 para lançar sua linha Recycla, de emulsões para misturas com 100% de material fresado. De acordo com a empresa, as emulsões atuam diretamente na reativação das características aglutinantes do ligante envelhecido que está no fresado. O apelo da nova linha está em reaproveitar todo o material fresado, inclusive in loco, evitando custos do descarte – transporte e ambientais. A linha também permite a produção de misturas asfálticas de baixo custo, que podem ser elaboradas em usinas e betoneiras.

Wander Omena, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), da Greca, destaca que a linha tem três produtos, cada um deles direcionado para uma aplicação específica, com uso em serviços em áreas de baixo tráfego, tapa buracos e pequenos reparos em rodovias, mas também há indicação para reciclagens profundas de pavimento.

A Recycla RS é a emulsão para serviços onde se utiliza o material fresado da capa do pavimento. Ela foi desenvolvida para pré misturado a frio, usando o fresado em vez de materiais agregados virgens. A aplicação, na prática, envolve áreas de tráfego baixo, inclusive ciclovias. Para Omena, trata-se de um produto que deve ter grande aceitação até mesmo pelo apelo do reuso do material fresado.

Já a Recycla RP é indicada para serviços de reabilitação do pavimento desde a base. Nesse caso, a emulsão é usada para produzir uma base estabilizada que vai receber o novo revestimento asfáltico. Ela é misturada à uma seção completa do pavimento flexível e à uma parte dos materiais subjacentes, todos uniformemente pulverizados. “É uma aplicação para rodovias que chegaram ao seu limite de suporte e que vão receber essa mistura como infraestrutura de base para o novo revestimento”, explica Omena.

A Recycla TB fecha o trio de lançamento e foi criada para produção de massa asfáltica usando 100% de fresado, sendo indicada para atividades de tapa buraco. “Ela tem o mesmo requerimento de reuso de resíduos, que é uma tendência do mercado”, avalia o gerente da Greca. O executivo lembra que ainda que, apesar de ainda não ter recuperado os níveis de mercado de pico, o segmento de pavimentação asfáltica está otimista com as novas concessões e novos contratos para manutenção de vias urbanas.