Como garantir a segurança de funcionários ao usar dispositivos móveis

Redação – 15.07.2022 – Uso de smartphones e tablets em canteiros de obras também traz risco a segurança dos colaboradores, que podem se distrair e sofrer acidentes 

Pesquisas indicam que, hoje, mais de três quartos da força de trabalho do mundo está trabalhando em algum lugar além dos limites de uma mesa. Mesmo no setor de construção, há uma dependência cada vez mais de dispositivos móveis para funcionários executarem seus trabalhos, pois há uma pressão crescente para acompanhar o ritmo da transformação digital. O desafio que surge é como garantir a segurança no uso desses dispositivos. 

O maior benefício de um dispositivo móvel é que ele pode ser usado a qualquer hora e em qualquer lugar. Com essa mobilidade, os funcionários obtêm acesso em tempo real às informações a cada segundo do dia, permitindo a digitalização de quem não trabalha em escritórios. 

O problema é quando o funcionário utiliza o aparelho. Esteja um funcionário dirigindo entre os empregos, andando por andaimes ou operando máquinas perigosas, ser distraído por um dispositivo pode colocar esse trabalhador e outras pessoas em risco. Os contratados são obrigados a garantir a segurança de seus funcionários ao usar dispositivos móveis. 

Gerenciamento de dispositivos móveis 

Políticas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) podem não dar conta desse cenário, principalmente se foram desenvolvidas com base em contextos de portabilidade, pensado no uso de notebooks, por exemplo. O MDM tradicional presta pouca atenção em como o dispositivo está sendo usado e se concentra principalmente no dispositivo e na segurança da rede. 

Outra preocupação que surge ao implantar soluções de MDM tradicionais é que, embora ajudem a impor políticas, a criação de personas de usuário é bastante estática e baseada na função de um usuário. O ideal seria ter a capacidade de se adaptar dinamicamente com base na localização de um usuário, o que eles estão fazendo, quando estão fazendo, ou outros elementos contextuais. 

Os gerentes de construção devem garantir que o MDM e as políticas de uso estejam focados na criação de um espaço para o uso eficiente e produtivo de dispositivos móveis para cada trabalho em toda a empresa. Adaptando os dispositivos móveis ao contexto. 

Dando contexto ao uso 

Ao adicionar uma camada de contexto às estratégias de gerenciamento de mobilidade, os contratados podem manter os trabalhadores seguros enquanto impulsionam a habilitação móvel. Ao usar acionadores contextuais no software de gerenciamento de mobilidade contextual (CMM), os funcionários podem usar os aplicativos de que precisam quando precisam. Os funcionários da construção raramente estão confinados a uma área, e a CMM reconhece isso. À medida que o contexto do trabalhador muda, as permissões móveis também mudam – de forma automática e síncrona. 

A implementação do CMM pode adaptar o acesso à mobilidade de forma dinâmica e automática, resultando em uma abordagem proativa à segurança que permite uma aplicação simples. Os empreiteiros podem criar um ambiente seguro e protegido fornecendo aos funcionários um equilíbrio entre conectividade e produtividade, ao mesmo tempo em que permitem a mobilidade em toda a força de trabalho de construção. 

Fonte: For Construction Pros.