Aeroporto de Doha, no Catar, implementa gêmeo digital

Redação (com informações da Construction Week) – 19.07.2022 – Aeroporto Internacional de Hamad é o principal aeroporto do país, que será sede da Copa do Mundo deste ano 

O Aeroporto Internacional de Hamad (HIA) lançou oficialmente sua iniciativa de gêmeo digital como parte de seu programa de aeroporto inteligente. A intenção é que a tecnologia ofereça uma visão em tempo real do aeroporto através de uma interface 3D intuitiva. Com um motor analítico por trás, será possível adotar recomendações nessa interface 3D para testar sua eficiência antes de passar para o aeroporto real. 

O gêmeo digital é, portanto, um ambiente virtual que serve para simular operações do ambiente físico. O desenvolvimento combinou técnicas de modelagem 3D, análise de dados e Inteligência Artificial para fornecer uma tomada de decisão aprimorada, mais rápida e orientada por dados. 

A tecnologia ainda gerencia conflitos de estandes de aeronaves, permite respostas eficazes a alertas e monitora a integridade de ativos críticos do aeroporto. Além disso, ele utiliza efetivamente os dados certos no momento certo para permitir a otimização dos recursos para minimizar o tempo de inatividade dos ativos. 

Aeroporto premiado 

A iniciativa de gêmeo digital da HIA foi reconhecida como a “Solução Inteligente do Ano”, ganhando um prêmio no Qatar IT Business Awards. Segundo a direção do aeroporto, esta tecnologia deve continuar a amadurecer e mudar radicalmente a forma como as equipes operacionais dos aeroportos consomem informações e tomam decisões.  

Para o HIA, a tecnologia tem um enorme potencial para aeroportos que buscam otimizar suas operações, que são extremamente complexas, envolvendo muitas partes interessadas, ativos e atividades. No aeroporto de Doha, o gêmeo digital permitiu tomar decisões mais informadas e melhorar suas operações. 

O Aeroporto Internacional de Hamad é nomeado o Melhor Aeroporto do Mundo de 2022 de acordo com a SKYTRAX, e é Parceiro Oficial de Aeroportos da próxima Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022.