Aeroporto de BH firma parceria com a Vivo para digitalização

Redação – 11.11.2022 – Parceria terá início com o novo laboratório 5G e abre caminho para uma operação aeroportuária mais automatizada, a partir de soluções baseadas em IoT, IA e Big Data 
Kleber Meira: “nosso objetivo é consolidar o conceito de smart airport conectado ao ambiente smart city, desenvolvendo o aeroporto do futuro, com mobilidade e segurança” (foto: divulgação BH Airport).

A BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, fechou contrato com a Vivo para iniciar um processo de digitalização. A parceria terá início com o fornecimento de conectividade 5G para o novo laboratório de testes, a ser construído dentro das instalações do aeroporto, com inauguração prevista para o próximo ano. 

A iniciativa contempla o desenvolvimento de aplicações em logística, segurança e mobilidade. O foco é amplia a eficiência de serviços já oferecidos no aeroporto, como reconhecimento facial, escaneamento de bagagens e rastreamento de malas em tempo real, além de permitir outras inovações. 

O CEO da BH Airport, Kleber Meira, diz que o aeroporto é uma “minicidade”, já que conta com serviços como estacionamento, lojas, logística de carga, segurança e estação de tratamento de esgoto. Além disso, cerca de 40 mil pessoas passam no terminal por dia. 

A iniciativa de construção do projeto do Centro de Inovação transformará o aeroporto em um hub que contará com a participação de empresas de tecnologia, indústrias, startups e universidades, propiciando um cenário rico de compartilhamento de informações, provas de conceito, pesquisa e desenvolvimento. 

Segundo a Vivo, o hub vai atrair a atenção de empresas que tenham a inovação em sua estratégia para cocriação e engajar a participação de universidades na liderança de pesquisas. 

Inovação no Aeroporto de BH 

O ecossistema projetado pela Vivo quer introduzir e estimular a exploração de serviços e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT), viabilizando tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas. Para isso, o terminal vai precisar de ferramentas de Big Data e inteligência artificial embarcadas nos dispositivos conectados. 

A Vivo diz que colocará à disposição da operação e ao hub um portfólio de soluções que geram mais eficiência por meio de uma operação mais automatizada. São soluções de gerenciamento de frotas, gestão de equipes operacionais e facilities, eficiência energética, assim como soluções de marketing de proximidade através de wifi e sinalização digital. 

Além do 5G, cuja baixa latência será um importante diferencial na automação da operação aeroportuária, a infraestrutura de conexão oferecida inclui também as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar todas as aplicações em IoT, seja no campo ou indústria. 

O aeroporto poderá optar pela tecnologia que melhor atende as suas necessidades, garantindo aos dispositivos conectados maior autonomia de bateria, operações mais eficientes e sustentáveis, além da segurança de poder contar com uma rede dedicada.