Artigo: Por trás da Faria Lima, a famosa 5ª Avenida Brasileira

Lucas Melo* – 21.11.2022 – 

Muito se fala sobre os preços dos imóveis comerciais na Faria Lima, centro de negócios mais valorizado da América Latina. Entretanto, será que existe um potencial de valorização nesse bairro e seus vizinhos, como Vila Olímpia, Itaim Bibi, entre outros? Para entender melhor, decidimos ir mais a fundo e realizar uma comparação com a maior referência de negócios do mundo, a famosa 5ª Avenida, localizada em Nova Iorque.

Hoje o metro quadrado de locação na 5ª avenida está em média 1.100 dólares, enquanto na Faria Lima está na faixa de 300 reais, o que equivale a 60 dólares. Chegar a uma conclusão com uma comparação direta seria leviano, mas é notória a diferença de quase 18x entre os valores.

Aprofundando um pouco mais, o PIB (produto interno bruto) de Nova Iorque é 40% superior ao de São Paulo, ou seja, se levássemos em conta os dois países teríamos uma diferença de cerca de 10 vezes. No entanto, São Paulo representa o maior centro empresarial brasileiro, já Nova Iorque não possui essa mesma comparação em relação ao território americano. Nessa variação de representatividade entendemos que estaríamos apresentando uma menor diferença de PIB. Independente disso, ainda estamos bem distantes da diferença entre os valores imobiliários.

Se levarmos em conta a diferença no custo de vida, utilizando o índice Big Mac como referência, enxergamos que Nova Iorque é quase duas vezes mais caro que SP, ou seja, mesmo fazendo ajustes, as diferenças nos valores imobiliários são bem substanciais. Levando em consideração que a disponibilidade de imóveis está baixa, inclusive a de terrenos para novos empreendimentos, temos a certeza da importância das grandes empresas estarem presentes neste importante polo, e no Brasil os preços na Faria Lima tem em curto prazo chances extremamente baixas de redução, além de uma altíssima probabilidade de valorização.

Além disso, os bairros vizinhos da Faria Lima, como Vila Olímpia, Itaim Bibi, entre outros, apresentam um grande potencial de valorização, assim como em Nova Iorque, recentemente vimos o apartamento mais alto do mundo à venda por R$ 984.615 por metro quadrado. O luxuoso apartamento tem 1.625 m². e fica localizado em frente ao Central Park fica no topo do edifício residencial mais alto do globo, o Central Park Tower, que ostenta 470 metros de altura e 131 andares.

*Lucas Melo é diretor executivo da MBRAS, boutique imobiliária em São Paulo.